Gosto de obras em que o artista compartilha suas experiências. Algumas vai trazer dicas objetivas, mas acompanhar um pouco da rotina deles, como um bate-papo, é bem interessante.
Eu também adoro aprender sobre as rotinas dos artistas. Muitas vezes assisto ou leio algo a respeito de artistas que sequer conheço. O ato da criação é fascinante por si só.
Você conhece a série documental Manben? Nela, o Naoki Usarawa (Monster, 20th Century Boys) filma o escritório de um mangaká durante um dia de trabalho. As câmeras são posicionadas de forma a não atrapalhar o trabalho do artista. É tão interessante! Já assisti a documentários de diretores, escritores, mas a gente não assiste ao processo em si. Normalmente, assistimos ao que acontece *entre* a criação, nos respiros de tempo. O Hayao Miyazaki critica uma arte ou cena, olha para a câmera e reclama do filho, algo assim. Ou, quando vemos a criação, ela é sem graça. Um escritor olha para a tela do computador, escreve três frases, para, faz uma careta, apaga a do meio e a reescreve. Nós não estamos na cena em que ele está, não temos um vislumbre da obra.
Quando vemos um mangaká trabalhando, vemos um mundo sendo criado na nossa frente. Vemos a borracha apagando os traços de lápis, vemos a caneta gerando emoções. E, como o Urasawa é um mangaká, temos acesso a perguntas e linhas de pensamento que dificilmente viriam de um jornalista. Vemos comentários de um artesão com décadas de prática na sua arte conversando, com respeito, admiração e igualdade, com um outro artista. É fantástico.
Há quatro episódios disponíveis no site da NHK. Os episódios anteriores estão disponíveis no Archive.Org. Todos estão com legenda e áudio em inglês. Se for dar uma chance, recomendo assistir algum episódio de um mangaká vivo; os episódios com os mangakás que já morreram seguem uma outra dinâmica, menos interessante.
Quando sai o virapagina de um dia da rotina de Érico Assis no ofício de traduzir? Que horas acorda, o que faz antes de começar, que horas começa, trabalha continuamente ou faz pausas para fazer afazeres de casa, buscar crianças na escola, em que momento do dia lê gibizinhos, pesquisa gibizinhos, etc gibizinhos...? Como trabalha na folga das crianças?
Gosto de obras em que o artista compartilha suas experiências. Algumas vai trazer dicas objetivas, mas acompanhar um pouco da rotina deles, como um bate-papo, é bem interessante.
Tbm adoro detalhes da rotina dos artistas, Érico! Que texto legal!
Eu também adoro aprender sobre as rotinas dos artistas. Muitas vezes assisto ou leio algo a respeito de artistas que sequer conheço. O ato da criação é fascinante por si só.
Você conhece a série documental Manben? Nela, o Naoki Usarawa (Monster, 20th Century Boys) filma o escritório de um mangaká durante um dia de trabalho. As câmeras são posicionadas de forma a não atrapalhar o trabalho do artista. É tão interessante! Já assisti a documentários de diretores, escritores, mas a gente não assiste ao processo em si. Normalmente, assistimos ao que acontece *entre* a criação, nos respiros de tempo. O Hayao Miyazaki critica uma arte ou cena, olha para a câmera e reclama do filho, algo assim. Ou, quando vemos a criação, ela é sem graça. Um escritor olha para a tela do computador, escreve três frases, para, faz uma careta, apaga a do meio e a reescreve. Nós não estamos na cena em que ele está, não temos um vislumbre da obra.
Quando vemos um mangaká trabalhando, vemos um mundo sendo criado na nossa frente. Vemos a borracha apagando os traços de lápis, vemos a caneta gerando emoções. E, como o Urasawa é um mangaká, temos acesso a perguntas e linhas de pensamento que dificilmente viriam de um jornalista. Vemos comentários de um artesão com décadas de prática na sua arte conversando, com respeito, admiração e igualdade, com um outro artista. É fantástico.
Há quatro episódios disponíveis no site da NHK. Os episódios anteriores estão disponíveis no Archive.Org. Todos estão com legenda e áudio em inglês. Se for dar uma chance, recomendo assistir algum episódio de um mangaká vivo; os episódios com os mangakás que já morreram seguem uma outra dinâmica, menos interessante.
https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/shows/manben/
Quando sai o virapagina de um dia da rotina de Érico Assis no ofício de traduzir? Que horas acorda, o que faz antes de começar, que horas começa, trabalha continuamente ou faz pausas para fazer afazeres de casa, buscar crianças na escola, em que momento do dia lê gibizinhos, pesquisa gibizinhos, etc gibizinhos...? Como trabalha na folga das crianças?
Serà q soʻ eu acho as histórias d Lemire meio chatinhas? Amo o desenho dele, mas os roteiros m parecem formulaicos